EDUCAÇÃO INFANTIL

MATERNALZINHO | MATERNAL | JARDIM 1 | JARDIM 2

As turmas da Educação Infantil contam com espaço físico-social organizado, adequado, limpo e saudável. Os alunos são atendidos em suas necessidades essenciais e na prevenção da saúde física e mental. O brincar e o aprender estão associados - jogos e brincadeiras são fundamentais. Acompanhamos o desenvolvimento psicomotor e estimulamos potencialidades individuais.

Diariamente são propostas atividades de linguagem, lógica matemática, música, psicomotricidade, artes plásticas, além daquelas ligadas à vida diária.

O processo de aprendizagem parte de experiências concretas, com a participação ativa e crítica do aluno. Incentiva o hábito de pesquisa formal e informal, o acesso aos bens culturais disponíveis e a conscientização ambiental.

Um ambiente alfabetizador é fundamental nesta etapa de desenvolvimento. A criança vivencia e sistematiza, gradativamente, práticas de “leitura” e “escrita” criando e expressando sua fantasia e sua imaginação.

Despertar e incentivar o desejo de ler, em seus alunos, é uma constante no trabalho do professor. Motiva a escolha de revistas e livros para manuseio, apreciação e “leitura”, incentiva a participação dos alunos em atividades literárias e proporciona a possibilidade de conhecimento de várias formas e gêneros da expressão oral e escrita; contos e poemas por exemplo.

Ao final do período pré-escolar o aluno reconhece, cópia ou escreve letras e palavras. Alguns estão praticamente alfabetizados.