CRECHE | BERÇÁRIO
O ambiente e os profissionais do berçário são preparados para atender bebês a partir dos 6 meses de idade.
Além das atividades de vida diária – sono, higiene e alimentação, as crianças são incentivadas a explorar o ambiente, seus objetos e brinquedos e a participar de atividades propostas pela professora.
Conversar sempre com as crianças, nomear as principais partes do corpo, cantar e contar histórias pequenas contribuem para o desenvolvimento da compreensão e expressão gestual e verbal.
“Massagens”, joguinhos de imitação, exercícios de ginástica, “dançar” ao som de música por exemplo incentivam a criança a sentir e usar o seu corpo e a alcançar progressivo domínio muscular. Desenvolve a consciência de si e do mundo externo. O manuseio de brinquedos e objetos diversos estimulam o desenvolvimento da coordenação motora manual.
A criança conhece e explora novos espaços. Utiliza além da sala de apoio, outras salas de atividades, os pátios e o parquinho.
Histórias, brincadeiras, atividades específicas de linguagem e muita conversa nas vivências do dia-a-dia favorecem a expressão verbal e o início da formação de hábitos de “ouvir os outros” e “esperar” a sua vez de falar.
As atividades motoras amplas motivam a criança a exercitar seus movimentos corporais e a alcançar progressivo domínio muscular. Os brinquedos estimulam o desenvolvimento da coordenação motora manual, enriquecem a percepção e possibilitam o conhecimento de diferentes formas, texturas, cores, tamanhos e pesos.
A rotina é importante para a aquisição de hábitos, atitudes e limites sociais.